Uma delegação oficial da Nigéria está realizando uma missão internacional para se aproximar do ambiente brasileiro de investimentos e facilitar o comércio bilateral entre os dois países. Intitulada “Expandindo as relações Nigéria-Brasil de comércio e negócios”, a equipe do país africano vai passar por Brasília e São Paulo até 29 de março.
A Missão foi pensada com intuito de destacar as oportunidades comerciais de negócios que envolvem os dois países e criar uma plataforma para que setores públicos e privados brasileiros e nigerianos possam trocar experiências, concluir empreendimentos e analisar a atual situação econômica bilateral.
A delegação nigeriana, liderada pela ministra da Indústria, Comércio e Investimento, Aisha Abubakar, vai participar de encontros com foco nos setores agrícola; financeiro; de comunicação e tecnologia da informação; automotivo; de pequenas e médias empresas; e de fabricação e processamento.
Durante os dias da missão, serão realizadas conferências, exibições de produtos/serviços, sessões interativas, fóruns de negócios e visitas a empresas. Em Brasília, os representantes do governo nigeriano vão participar de reunião com o Ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes.
Evento de lançamento do Green Imperative, em Abuja, capital da Nigéria.
Estão previstas, também, visitas e reuniões a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Esta missão comercial foi uma iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio e Investimento da Nigéria, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores nigeriano, as embaixadas de ambos os países e agências comerciais do país africano.
É importante ressaltar que Brasil e Nigéria recentemente fecharam uma parceria para modernizar o setor agropecuário do país africano. O “Green Imperative” tem financiamento inicial de 1 bilhão de dólares e será pauta de algumas reuniões durante a missão.