Tang Shengyao, diretor do Escritório de Cooperação Sul-Sul e Triangular da FAO, falou em entrevista à ATLANTICO sobre as estratégias de colaboração para atingir as metas da agenda 2030 da ONU. O plano indica os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – divididas em 169 metas – para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Ele também destacou o papel do Brasil no contexto da Cooperação Sul-Sul.
A entrevista foi concedida dentro do Fórum Brasil África 2019. Essa foi a primeira vez que Tang Shengyao participa do evento, que ele diz considera um espaço para “aprender com outros parceiros sobre as formas inovadoras de cooperação”. O diretor da FAO enfatizou a importância de entender a experiências dos próprios governos africanos acerca da situação em seus respectivos países. Além disso, ele apontou os resultados da cooperação Sul-Sul, dando como exemplo o incentivo concedido por países como China e Brasil para apoiar outros países em desenvolvimento.
Durante o Fórum Brasil África 2019, ele participou da sessão “Agricultura 4.0 – cultivando a revolução verde”, que discutiu como as novas tecnologias podem melhorar a produção agrícola, mapeando seus desafios e oportunidades.