Legisladores de Ruanda aprovaram a língua suaíli como oficial do país em detrimento do francês e diminuindo o uso da língua inglesa. A decisão foi tomada com intuito de afastar o país de seu período colonial e se reaproximar das raízes históricas locais.
Antes considerada apenas um dialeto, o suaíli entrará gradativamente, de forma oficial, no cotidiano da população. Neste primeiro momento, a língua será aplicada em questões administrativas e em alguns documentos oficiais.
O suaíli já é língua oficial na Tanzânia, no Quênia, na República Democrática do Congo e em Uganda. Além disto, o idioma é bem disseminado na costa sudeste africana, em países como Moçambique, Malawi e Etiópia. Estimativas apontam que existem entre 50 e 100 milhões de pessoas que usam o idioma.
+ O suaíli é uma língua bantu, com muitas influências árabes, e surgiu como uma língua comercial na costa sudeste africana. A frase “Hakuna Matata”, popularizada em músicas e filmes, é suaíli e significa “não se preocupe” ou “sem problemas