O vice-presidente do Brasil, Antônio Hamilton Martins Mourão, confirmou sua participação no Fórum Brasil África 2019. O evento, organizado pelo Instituto Brasil África (IBRAF), será realizado nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo e terá como tema principal a relação entre Segurança Alimentar e o Desenvolvimento Econômico.

A afirmação foi feita durante o encontro entre Hamilton Mourão e o presidente do IBRAF, professor João Bosco Monte, nesta segunda-feira, 03, em Brasília. Eles falaram sobre oportunidades de negócios entre o Brasil e o continente africano. “Chegou a hora de o Brasil falar com a África”, afirmou o vice-presidente na ocasião.

Vice-presidente Hamilton Mourão e João Bosco Monte. Foto: Romério Cunha / VPR

“Nós estamos muito contentes com esta confirmação”, afirma Bosco Monte. “A presença dele juntamente com autoridades africanas e de outras regiões para discutir um tema tão importante como Segurança Alimentar traz a oportunidade para que novos negócios sejam realizados durante o evento”.

Entre essas autoridades está o vice-presidente de Gana, Mahamudu Bawumia, recém-confirmado como palestrante do evento. Os dois poderão conversar sobre possíveis parcerias. Realizado anualmente, o Fórum Brasil África é um importante catalisador de negócios entre empresas e governos do Brasil e dos países africanos.

Fortalecimento de Parcerias

O evento costuma promover encontros estratégicos entre os representantes de governos. Em 2016, durante o Fórum Brasil África, o Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Nigéria, Audu Ogbeh, se reuniu com o então Ministro de Agricultura do Brasil, Blairo Maggi. O encontro ajudou a costurar um acordo entre os dois países, anunciado em fevereiro de 2019, que visa desenvolver a agricultura da Nigéria. Chamada de “Green Imperative”, a iniciativa prevê financiamento de 1 bilhão de dólares para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas brasileiros.

LEIA TAMBÉM: Brasil e Nigéria juntos pela agricultura

Experiência internacional

Antes de ser vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão acumulou décadas de experiência como militar. Iniciada em 1972, sua trajetória militar inclui a função de instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, a participação em uma Missão de Paz em Angola e o cargo de adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela, entre outras importantes atribuições. O vice-presidente deixou a ativa no início de 2018, quando ingressou na vida política.

Mais informações no site: https://forumbrazilafrica.com

#BAF2019 #BrazilAfricaForum

ATLANTICO Online é parceiro de mídia do Fórum Brasil África 2019

Share:

administrator