Está acontecendo entre dias 12 e 16 de agosto em Nairobi, no Quênia, a conferência “Observação da Terra para a Tomada de Decisões Baseadas em Evidências”.   O objetivo do evento é estimular a troca de idéias sobre a aplicação acelerada de observação da Terra e tecnologias geoespaciais na tomada de decisões sobre desenvolvimento.

A Digital Earth Africa (DE África) está realizando uma série de eventos como parte da Conferência Internacional do Centro Regional de Mapeamento e Desenvolvimento de Recursos (RCMRD) e do Simpósio do Grupo Africano de Observações da Terra (AfriGEOSS).

Atualmente, DE Africa está no primeiro ano de seu plano de três anos para implementação do projeto. Os resultados obtidos pretendem fornecer evidências confiáveis, rotineiras e quase em tempo real sobre mudanças no ambiente natural e antrópico de África. Esse tipo de evidência tem como objetivo auxiliar na tomada de decisões mais informadas sobre agricultura e segurança alimentar, bem como o desmatamento e fortalece o monitoramento e o gerenciamento contínuos da mineração, das florestas e dos recursos hídricos na África.

DE África é uma iniciativa de desenvolvimento internacional formada para construir uma grande plataforma operacional para acessar e analisar décadas de imagens de satélite específicas para a terra e os mares da África. A organização irá traduzir dados dos satélites de observação da Terra livres do mundo em insights prontos para uso sobre as condições ambientais do continente. Tais percepções permitirão que governos, ONGs, empresas e indivíduos africanos tomem decisões mais informadas sobre erosão do solo e da costa, agricultura, desmatamento, desertificação, qualidade da água e mudanças no assentamento humano.

Raychelle Omamo, Secretária de Gabinete de Defesa, Quênia (@DEarthAfrica)

Um Comitê Diretivo para a DE África foi formado em 2018, reunindo diversas entidades e representantes governamentais, tais como: o Escritório do Vice-Presidente do Quênia, Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (África do Sul); Grupo de Observação da Terra, Serviço Estatístico do Gana; Agência Espacial Nacional da África do Sul, Geoscience Australia; Fórum Econômico Mundial, Comitê sobre Satélites de Observação da Terra e Parceria Global para Dados de Desenvolvimento Sustentável. Com o apoio do Centro Australiano de Pesquisa Agrícola Internacional, o Comitê Diretivo desenvolveu um estudo para determinar a viabilidade de um modelo escalonável, economicamente e tecnicamente sustentável para a África.

Share:

administrator