“A África está no centro de nosso interesse e nosso trabalho”. A afirmação, de Paolo Silveri, economista regional líder do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para América Latina e Caribe, demonstra a importância do continente africano para as ações desenvolvidas pela agência da ONU, que apoia a agricultura em países em desenvolvimento.
Em entrevista à ATLANTICO, Silveri aponta o papel da instituição na promoção da cooperação triangular e da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Ainda segundo ele, desde o ano passado, o FIDA também passou a cooperar também com empresas privadas, desde que possuam responsabilidade social.
Entre os exemplos de cooperação, Silveri também aponta a plataforma Marketplace, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que busca desenvolver projetos de pesquisa para o desenvolvimento ao lado de governos e empresas parceiras.
A entrevista foi concebida durante o Fórum Brasil África 2019, que aconteceu em São Paulo no mês de novembro. Durante o evento, o FIDA promoveu o side event “O poder da Cooperação Sul-Sul e Triangular em garantir a segurança alimentar sustentável”.
Com a colaboração de Wandiswa Ntengento