O presidente do Instituto Brasil África (IBRAF), João Bosco Monte, se reuniu em Nairóbi, no Quênia, com Agnes Kalibata, presidente da Alliance for a Green Revolution in Africa (AGRA), e Fadel Ndiame, assessor especial da presidência, para definir e concretizar a parceria entre as duas organizações. Dentre os temas discutidos estava a operacionalização do “Leadership Academy”, programa desenvolvido para selecionar e capacitar os futuros líderes africanos para definir, em especial, a agenda e os projetos de desenvolvimento agrícola no continente.
Pela expertise agrícola brasileira, o IBRAF vai e aproximar os novos líderes africanos à realidade da agricultura do Brasil. O programa é idealizado pela AGRA e terá duração de três anos, com objetivo de formar 150 novos líderes africanos.
Agnes Kalibata, presidente da Alliance for a Green Revolution in Africa (AGRA) e João Bosco Monte
presidente do Instituto Brasil África
Além do Leadership Academy, João Bosco Monte e Agnes Kalibata também aproveitaram discutiram novas ações de cooperação entre as organizações, que incluirá a participação direta do AGRA no Fórum Brasil África 2020, que acontecerá entre os dias 3 e 4 novembro, em São Paulo, e tratar sobre gestão de recursos naturais.
Da mesma forma, ficou definida a participação IBRAF no African Green Revolution Forum 2020 (AGRF), organizado pela AGRA. O evento acontecerá entre os dias 8 e 11 Setembro de 2020, em Kigali, Ruanda.