O conselho administrativo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou o investimento de 24 milhões de dólares para a melhoria do abastecimento de água e saneamento no Sudão do Sul. O projeto busca reabilitar uma rede de 50km de distribuição partindo de de Juba, capital do país, até os centros de coleta popular de água, beneficiando, diretamente, mais de 300 mil pessoas. A implementação do projeto vai iniciar ainda em 2019.
“Ao ajudar a melhorar a qualidade e a prestação de serviços urbanos de abastecimento de água em Juba e fortalecer os serviços rurais de abastecimento de água e saneamento, o projeto ajudará enormemente sua população-alvo”, afirmou o Gerente do Banco para o Sudão do Sul, Benedict Kanu. Ele também acredita que o investimento ajudará no combate a doenças e na melhoria da qualidade de vida no país.
+ A cidade de Juba tem sofrido com anos de conflito armado, que tem afetado severamente a situação da população. O país, que conquistou sua independência em 2011, vive uma intensa crise de refugiados.
Futuramente, o projeto também deverá contemplar o desenvolvimento de sistemas de distribuição de água movidos a energia solar e promoção de saneamento e higiene em comunidades rurais de alta densidade populacional ao redor de Juba.
LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Segurança Alimentar: nova data para o combate à fome
“A incorporação de um componente rural de água e saneamento em áreas relativamente seguras indica que o projeto abre um caminho para mais apoio daqui para frente”, disse Osward Chanda, Gerente da Divisão de Segurança Hídrica e Saneamento do Departamento de Desenvolvimento de Água e Saneamento do BAD.