Durante visita oficial ao Brasil, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana e dos Togoleses no Exterior, Robert Dussey, e o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, trataram sobre a realização de um fórum econômico entre os dois países para estreitar os laços. De acordo com o governo do Togo, o fórum deve acontecer dentro dos próximos meses em São Paulo ou Brasília. Dussey esteve no Brasil entre os dias 17 e 18 de junho.
Ernesto Araújo, recebe o ministro togolês Robert Dussey para discurtir aproximação política, econômica e social entre os dois países. Foto: Raylson Ribeiro/MRE
Ernesto Araújo explicou que é preciso que haja uma reinvenção da presença brasileira no continente africano, com uma política que seja mais focada em resultados econômicos concretos e, principalmente, com o apoio do setor privado. “Nós estamos empenhados em traduzir nossa afinidade tão profunda com a África em novas iniciativas, em novos campos de cooperação e de trabalho”, argumentou.
Além do fórum econômico, os dois ministros trataram sobre ações de combate à pirataria no Golfo da Guiné, cooperação técnica bilateral no desenvolvimento do setor algodoeiro local e implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana, que recentemente atingiu quórum mínimo para entrar em vigor.
LEIA TAMBÉM: Área de Livre Comércio da África (AfCFTA) entra em vigor
“Nós estamos empenhados em traduzir nossa afinidade tão profunda com a África em novas iniciativas, em novos campos de cooperação e de trabalho”
Na oportunidade, Dussey também explicou que o Togo recentemente adotou um Plano Nacional de Desenvolvimento, focado na elaboração de um hub logístico de excelência e a criação de um centro de desenvolvimento para a África Ocidental, que auxilie no desenvolvimento agrícola e industrial, além de também evoluir o país no âmbito social. O Brasil se comprometeu a apoiar o governo togolês na aplicação destas propostas.
+ O Governo do Togo também se comprometeu, de maneira formal, a apoiar a candidatura do Brasil como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biênio 2021-2022.
Robert Dussey também se reuniu com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.