O Ceará vem se consolidando como um grande polo de cultura alimentar do Brasil. Somadas universidades públicas e particulares, além de cursos técnicos, o estado brasileiro possui mais de uma dezena de opções de escolas de gastronomia. Uma delas é mantido pelo governo local, a Escola de Gastronomia Social, inaugurada em 2018. Além disso, também fica no Estado o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), reunindo chefs e pesquisadores.  É nesse cenário que será realizado o Ceará Organic Food Festival, evento que pretende reunir representantes de toda a cadeia produtiva local de produção alimentos. 

A iniciativa é inédita no Brasil. Os organizadores pretendem reunir em um só local empresários, chefs de cozinha, agricultores, pesquisadores e os consumidores. “Será o primeiro encontro entre um empresário que exporta algum produto e um pequeno agricultor. Queremos reunir também quem empacota, quem transporta, quem faz política publica e alguns chefs”, comemora Adalberto Alencar, diretor da Fundação Cepema (Centro de Educação Popular em Defesa do Meio Ambiente), organizadora do evento. 

Os três dias de programação contarão com trabalhos cientificos, feira agroecológica e de artesanato, apresentações artísticas e musicais e um festival gastronômico. Cerca de 500 pessoas são esperadas. Metade do público é formada por agricultores familiares.  Essas pessoas querem ouvir experiências do Brasil e de outros países, como Suécia, Bolívia, França e Uruguai.

“Nós precisamos de alimentos mais saudáveis para um planeta maiss audável. Isso não é uma questao de ordem economica. EStamos falando de excessos, de carboidratos, de sal, de proteina animal”, afirma Alencar.  

Agenda global

A má alimentação é responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco, incluindo o hábito de fumar. Cerca de 11 milhões de pessoas morrem todos os anos devido à má alimentação, segundo um estudo realzado em 195 países e publicado em abril deste ano por pesquisadores da Universidade de Washington.

Agricultura Familiar em foco 

A seguranca alimentar também será tema do Fórum Brasil ÁFrica 2019, que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo. Agricultura 4.0, Revolução Verde, uso racional da água e produtivida agrícola serão discutidos nos dias de evento. 

+ O Ceará Organic Food Festival será realizado de 25 a 28 de setembro em Fortaleza. O evento também terá uma programação especial no Maciço de Baturité, entre os dias 20 e 23 de setembro. http://www.cearaorganicfoodfestival.com/

Share:

administrator