Comemorado pela primeira vez neste dia 5 e maio 2020, o Dia Mundial da Língua Portuguesa será marcado pelo lançamento de um concurso literário que pretende premiar os melhores contos escritos no idioma.
Serão contempladas cinco categorias: em função da idade (dos oito aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e de acordo com os níveis de proficiência da língua dos alunos, segundo os organizadores.
Os trabalhos, individuais, deverão ser entregues até o dia 30 de janeiro de 2021. Os contos vencedores serão conhecidos no dia 5 de maio de 2021, na segunda comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Estima-se que jovens de 76 países estudem português atualmente.
Português: Língua plural e de encontros
O concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, é uma iniciativa do Instituto Camões, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL, uma iniciativa do governo de Portugal) e desafia os estudantes de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.
“O concurso visa não só estimular competências linguísticas, mas apoiar o diálogo e o encontro entre culturas, reforçando, assim, duas dimensões fundamentais da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa: a afirmação do Português como uma língua de comunicação internacional e como uma língua plural, de pontes e de encontros”, salienta o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos”.
Data histórica
A data já era comemorada há mais de uma década pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Em novembro do ano passado ela foi ratificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), na sequência de uma proposta apresentada por todos os países lusófonos, e apoiada por outros 24 Estados.
Falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial e quarta com mais falantes no mundo), o Português é língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.