O acesso a água e a mercados, assim como os resultados dos projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil e na América Latina, foram tema do primeiro dia do Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado, evento que terminou nesta quinta-feira (19) , em Juazeiro, no Semiário da Bahia, e reuniu 80 pessoas de 7 países latino-americanos.
Na Bahia, o FIDA financia o Pró-Semiárido, parte de um conjunto de compromissos do estado para avançar na erradicação da pobreza, levando serviços e investimentos diretamente para a população.
(André Frutuôso/CAR/SDR)
“A gente está finalizando o projeto e tem muito aprendizado, muita coisa para ser debatida para que o próximo acumule todos estes ganhos”, enfatizou Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública do governo estadual.
“Estamos trabalhando juntos para baixar o nível de pobreza. Temos aqui o mesmo objetivo. (…) Temos a necessidade de intercambiarmos temas técnicos como faremos aqui, porque temos muitos avanços e desafios pela frente”, frisou o diretor de país do FIDA para o Brasil, Claus Reiner.
“Estamos trabalhando juntos para baixar o nível de pobreza”
Claus Reiner (André Frutuôso/CAR/SDR)
O evento contou com painéis e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar. Os participantes brasileiros souberam mais sobre os projetos apoiados pelo FIDA em outros países e vice-versa. Entre as iniciativas financiadas pelo FIDA no Brasil estão os projetos Pró-Semiárido (BA), Procase (PB), Viva o Semiárido (PI), Dom Távora (SE) e Paulo Freire (CE).