O festival Sesc Jazz, que ocorre em outubro em São Paulo, recebe o músico tunisiano Dhafer Youssef que mistura jazz com sonoridades indianas. Youssef será uma das 26 atrações de 12 países diferentes que se apresentam nesta segunda edição do evento. No total, serão 81 shows. Os artistas trabalham o jazz e incluem nele novas sonoridades a partir da vivência em seus países de origem.

Há artistas de Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Inglaterra, Israel, Nigéria, Noruega, Suíça e Tunísia.

Carreira consolidada

Natural da cidade de Teboulba, no litoral da Tunísia, Dhafer Youssef tem nove álbuns gravados e já realizou apresentações junto a grandes nomes do jazz. Em seus shows, o artista mistura o estilo norte-americano com influências de sua cultura e das que descobriu ao longo da carreira. Youssef é especialista no oud, instrumento de corda típico do Oriente Médio, espécie de alaúde. Ele se inspira também na música indiana em suas composições.

Foi com o avô que Youssef foi introduzido ainda criança à tradição dos muezins, encarregados nas mesquitas por recitar os chamados à oração. Essa foi sua iniciação no uso da voz como instrumento e na música.Mais tarde, o artista se mudou para a capital, Túnis, para estudar em um conservatório. Em seguida, passou a morar em Viena, na Áustria, onde criou elos com diferentes culturas sonoras, entre elas a indiana.

O músico tem hoje uma carreira internacional. Youssef apresenta durante o festival no Brasil seu mais recente trabalho de estúdio, “Sounds of Mirrors”, lançado em 2018. É a primeira vez que ele se apresenta no Brasil.

Para acompanhar o tunisiano, que se apresenta cantando e tocando o oud, estará Isfar Sarabski no piano, Raffaele Casarano no saxofone, e Adriano dos Santos na percussão.

O Festival Sesc Jazz acontece de 18 a 20 de outubro

Ingressos e informações: https://sescjazz.sescsp.org.br/

Com informações da Agência de Notícias Brasil Árabe

Share:

administrator