A atividade portuária na Argélia obteve um aumento de 7% nos primeiros três meses de 2019, se comparada ao crescimento obtido no mesmo período do ano passado. As informações são do Grupo de Serviços Portuários do País (SerPort). As mercadorias movimentadas nos dez portos do país chegaram a 30,6 milhões de toneladas de janeiro a março.
As exportações contabilizaram 19,9 milhões de toneladas, sendo 2,4 milhões de toneladas de produtos não ligados ao setor de petróleo e gás, o mais importante do país. Dentre as principais mercadorias não petrolíferas exportadas no período estão materiais de construção e produtos agrícolas, com um crescimento de 42% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
A movimentação de petróleo, gás e derivados chegou a 19 milhões de toneladas, um aumento de 6% em igual comparativo. O setor responde por 63% do tráfego portuária na Argélia, segundo o SerPort.
O tráfego de contêineres chegou a 523,2 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o que equivale a um aumento de 13% na mesma comparação. Já a movimentação de veículos foi de 2.234 unidades, alcançando um avanço de 1%.