Promover negócios na África é o principal foco do Afreximbank. Em entrevista a ATLANTICO, Hippolyte Fofack, economista-chefe e diretor de pesquisa e cooperação do banco, falou sobre desafiar o status quo e incentivar o desenvolvimento do continente em parceria com países do BRICS.
“O BRICS se tornou uma plataforma global liderando a agenda de Cooperação Sul-Sul” afirma Fofack. Ele destaca o papel do grupo na indústria africana, seja ativamente fazendo parte dela – como é o caso da África do Sul -ou sendo parceira, como o Brasil e a China.
Hippolyte Fofack aposta em uma maior autonomia da África que já foi, segundo ele, muito dependente da Europa. Ele afirma que se antes havia um grande foco em exportação, hoje o banco procura apoiar o mercado do continente o que gera mais empregos e com isso desenvolvimento. Dessa forma, ainda segundo Fofack, se rompe com o status quo e se promove a própria população africana. Ele dá como exemplo a Iniciativa Africana de Cacau, uma parceria da esfera privada com governos africanos para suprir as exigências do setor de cacau.
+ Fofack participou do Fórum Brasil África 2019, realizado em São Paulo no mês de novembro. Durante o evento, o Afreximbank promoveu a sessão especial “Aprofundando parcerias econômicas entre o Brasil e a África”. “É um tópico muito oportuno, que ressoa muito bem com a agenda do banco africano de importação e exportação”, declarou o executivo.