“A ida de um afrodescente para a África é diferente, como uma volta para casa”. É assim que explica Tati Isler, fundadora da TI Comunicações, empresa representante do turismo na África do Sul na América Latina, que, juntamente com o Departamento de Turismo sul-africano, organiza o primeiro fórum “O Viajante Negro do Brasil”, que acontece em São Paulo e Salvador nos dias 23 e 25 de julho, respectivamente.
Com o tema “Reconexões Através do Turismo”, o fórum contará com debates e reflexões acerca das possibilidades que o afrodescente brasileiro tem de se “reconectar” com suas raízes no continente africano pelo turismo. “Nossa intenção é trazer essas discussões e criar conexões em todos os níveis. A África do Sul tem todo esse potencial de conhecimento e integração”, afirma Isler.
LEIA TAMBÉM: LATAM incrementa vôo entre São Paulo e Joanesburgo
O evento é gratuito e será dividido em quatro painéis, que abordarão temáticas como “Turismo e Relações Étnicos-Raciais”, “Turismo e Experiência Afrocentrada no Brasil”, “África do Sul e Seus Atrativos”, e “O que é a África do Sul para Você?”.
A escolha de duas cidades para receber o evento foi definida justamente com o intuito de expandir ainda mais a discussão sobre os impactos do turismo de afrodescentes para a África. São Paulo como a maior metrópole da América Latina e Salvador como uma das principais representantes da cultura africana no Brasil.
As inscrições devem ser realizadas através deste link para São Paulo e deste para Salvador.