Cerca de 3 mil delegados, entre eles quatro chefes de Estado e mais de 40 ministros participam da primeira Assembleia do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT). O encontro, que acontece esta semana em Nairóbi, no Quênia, busca adotar normas e políticas globais que guiarão como as cidades e comunidades são planejadas, administradas e governadas.
Nairóbi, capital do Quênia, recebe primeira Assembleia da ONU-HABITAT
Representantes de 116 países participam desta assembleia, entre governadores, prefeitos, representantes da sociedade civil e de organizações não-governamentais, acadêmicos e empresários. O tema principal é “Inovação para uma melhor qualidade de vida nas cidades e comunidades“.
Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, enfatizou a necessidade de uma ação coletiva internacional para enfrentar os desafios de uma rápida urbanização. Ele lembrou ainda que muitas sociedades não estão preparadas para planejá-la adequadamente.
Na ocasião, os delegados dos Estados-membros das Nações Unidas elegeram Martha Delgado, subsecretária de assuntos multilaterais e direitos humanos do Ministério de Relações Exteriores do México, como presidente da primeira sessão da Assembleia do ONU-HABITAT.
“Gostaria enfatizar minha mais profunda apreciação a todos os Estados-membros que deram esta honra ao meu país, o México, ao me eleger como presidente. Posso garantir a vocês que farei o meu melhor”, afirmou ela.
Durante os cinco dias do encontro, a Assembleia contará ainda com outros 50 eventos que ocorrerão paralelamente. Eles irão abordar temas como habitação social, economia azul, cidades somalis habitáveis, cidades seguras para meninas e mulheres, ação climática e tecnologia de ponta, bem como eventos de imprensa sobre deslocamento urbano.
LEIA TAMBÉM: Green economy: Fortaleza recebe conferência ministerial das Américas
“A Assembleia ONU-HABITAT oferece uma oportunidade fantástica para que todos nós possamos inspirar uns aos outros com novas ideias e exemplos de como temos usado a inovação para maximizar as oportunidades oferecidas pela urbanização e superar os desafios”, disse a diretora-executiva do Programa, Maimunah Mohd Sharif.
“Ninguém aqui precisa ser convencido de que a urbanização sustentável é a questão-chave do momento. Como vamos superar os desafios e maximizar as oportunidades? O tema da assembleia diz. Se não inovarmos e se continuarmos a fazer negócios como antes, teremos poucas chances de progresso“, continuou a diretora.
A ONU-HABITAT
O ONU-HABITAT é a agência das Nações Unidas para urbanização sustentável e assentamentos humanos, tendo sua sede em Nairóbi e programas em cerca de 90 países. Criada por meio de uma resolução aprovada em dezembro de 2018 pela Assembleia Geral da ONU, a Assembleia do ONU-HABITAT se reunirá a cada quatro anos com o objetivo de fortalecer seu mandato. É formada por representantes dos 193 Estados-membros das Nações Unidas que se encontrarão em Nairóbi para elaborar uma agenda global de urbanização, aprovar resoluções e fornecer orientação estratégica para o trabalho do ONU-HABITAT.