Brazil Africa Forum

Winnie Byanyima é a nova diretora executiva do UNAIDS

O UNAIDS anunciou esta semana o nome de Winnie Byanyima como sua nova diretora executiva. Ela traz para o cargo mais de 30 anos de experiência em liderança política, diplomacia e engajamento humanitário.

“Estou empolgada para me juntar ao UNAIDS e ansiosa para trabalhar com todos os nossos parceiros para ajudar a direcionar o avanço na resposta ao HIV e construir sociedades mais justas, saudáveis e felizes, principalmente para mulheres e meninas, populações-chave e todas as pessoas excluídas e deixadas para trás”, disse Byanyima.

Winnie Byanyima
Winnie Byanyima

Natural de Uganda, Byanyima ocupou recentemente o cargo de diretora executiva da Oxfam International, depois de ter atuado por sete anos como diretora de Gênero e Desenvolvimento no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Byanyima possui graduação avançada em Engenharia Mecânica (Conservação de Energia e Meio Ambiente) pelo Cranfield Institute of Technology e graduação em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Manchester.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou Byanyima como diretora executiva do UNAIDS e subsecretária-geral das Nações Unidas em agosto, após um processo de seleção abrangente.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof

Museu egípicio é inaugurado no Rio Grande do Sul

O museu egípcio com o maior acervo da América Latina é inaugurado, essa semana, no Rio Grande do Sul. Localizado na cidade de Canela, o museu sediará uma exposição permanente de peças egípcias. Além disso conta com uma loja de produtos que remetem à cultura e a história do antigo Egito com peças produzidas por artistas do país.

Fortaleza recebe primeiro data center da Angola Cables no Brasil

Após instalar dois cabos de fibra ótica em Fortaleza (o Monet, que vai até os Estados Unidos; e o SACS, que se conecta com...