O Zimbábue confirmou que sediará o 6º Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável (ARFSD). O Fórum fornece uma plataforma para aprendizado e intercâmbio entre os países, especialmente em relação as Revisões Nacionais Voluntárias Regionais (VNRs, na sigla em inglês) e a implementação da agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no continente africano.

“O ARFSD é muito importante, pois nos ajuda a fazer um balanço de onde o continente está em termos de implementação dos ODS”, disse Oliver Chinganya. Diretor do Centro Africano de Estatística da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA).

Funcionários da ECA se reuniram com altos funcionários do governo do Zimbábue, incluindo a Ministra do Trabalho, Serviço Público e Bem-Estar Social, Sekai Nzenza, na primeira reunião preparatória para o acolhimento do Fórum pela cidade de Harare.

“Esta é uma oportunidade muito boa para o Zimbábue retomar o compromisso. O desenvolvimento do crescimento econômico e da Visão 2030, onde vemos o país se tornar uma economia de classe média alta até 2030, é muito importante para nós”, disse a ministra.

Nzenza ainda acrescentou que o Zimbábue tem orgulho de sediar o ARFSD,e acrescentou que o Fórum é uma grande oportunidade para o país mostrar seu programa de estabilização de transição, cujo foco principal é o reengajamento após anos de isolamento.

“Atualmente, não estamos indo muito bem. Existem falhas em diversas áreas. Existem muitas lacunas, especialmente quando você analisa dados sobre pobreza ou mudança climática. Portanto, o Fórum de 2020 precisa estimular ações ambiciosas para nos ajudar a alcançar todos os objetivos como África “.

A ministra ainda afirmou que a agenda de mudanças climáticas, em particular, foi um dos principais focos do Zimbábue seguindo os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O continente enfrentou uma seca devastadora neste ano, e o ciclone Idai destruiu infra-estruturas no valor de mais de um bilhão de dólares em três nações do sul da África durante a estação chuvosa.

O continente enfrentou uma seca devastadora neste ano, e o ciclone Idai destruiu infra-estruturas no valor de mais de um bilhão de dólares em três nações do sul da África durante a estação chuvosa.

Com a preocupação de tomar medidas que gerem resultados, o ARFSD de 2020 pretende ser orientado para a ação, para que as partes interessadas explorem, obtenham informações, compartilhem e cheguem a um conjunto de ações concretas e viáveis ​​que permitirão aos países africanos alcançarem as metas estabelecidas dentro de um prazo estimado.

O forúm será realizado na cidade turística de Victoria Falls de 24 a 27 de fevereiro de 2020.

Share:

administrator