A Conferência Nacional pretende reunir os principais interessados em Gana para discutir estratégias nacionais e intervenções do programa para aproveitar os benefícios da Área de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA).
Gana foi escolhido como o país para sediar o secretariado da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA), tornando-o responsável pela supervisão da implementação do acordo. O país comprometeu-se a doar US $ 10 milhões para a operacionalização da Secretaria da AfCFTA.
O Ministério do Comércio e Indústria e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Integração Regional e, em parceria com a Comissão Econômica para África e a Comissão da União Africana (CUA), organizam uma Conferência de Alto Nível sobre AfCFTA de 19 a 21 de agosto de 2019, no Accra International Conference Center, Accra, Gana. A conferência, de acordo com o governo do Gana, visa focalizar os benefícios da AfCFTA para uma “Gana além da cooperação”.
Os participantes incluirão os principais formuladores de políticas, parlamentares, a comunidade empresarial, a academia, os representantes das organizações da sociedade civil, as partes interessadas em desenvolvimento e os meios de comunicação. O evento também quer discutir sobre o avanço da economia de Gana no âmbito da AfCFTA.
A fase operacional da Área Continental de Comércio Livre Africano (AfCFTA) foi lançada em Niamey, Níger, em 7 de julho de 2019, na Conferência Extraordinária da União Africana, com um período de transição até 1 de julho de 2020, quando o comércio terá início sob o acordo. Gana esteve entre o primeiro grupo de países a ratificar o acordo em 10 de maio de 2018, na sequência da assinatura do Acordo em Kigali, Ruanda, em 21 de março de 2018, por 44 Estados membros da UA O Acordo entrou em vigor em 30 de maio de 2019 após a ratificação pela necessária 22 Estados membros da UA.
LEIA TAMBÉM: África deve crescer com a AfCFTA, diz presidente do IBRAF
“No contexto da recente designação do Gana pelo cume da União Africana como anfitrião do Secretariado da AfCFTA, este diálogo aborda a questão de como o Gana pode conceber e implementar estratégias e políticas eficazes que apoiem a promoção do rápido crescimento econômico inclusivo, impulsionando competitividade e criação de empregos no âmbito do AfCFTA. ” disse o Sr. Joseph Atta-Mensah,Conselheiro Político Sênior, Divisão de Macroeconomia e Governo, da Comissão Econômica para a África (ECA).
A AfCFTA pode criar a maior área de livre comércio do mundo, com o potencial de unir 1,3 bilhão de pessoas, em um bloco econômico de US $ 2,5 trilhões e inaugurar uma nova era de desenvolvimento. Os principais objetivos da AfCFTA são criar um mercado continental de bens e serviços, com livre circulação de pessoas e capital, e preparar o caminho para a criação de uma União Aduaneira.
David Luke, Coordenador do Centro de Política Comercial Africana da Comissão Económica para África explica que a estratégia de implementação do AfCFTA do Gana “deve não só focar na promoção de um crescimento sustentável a longo prazo mas também garantir que os benefícios de tal crescimento sejam amplamente partilhados reduzir a pobreza e melhorar o padrão de vida de todos em Gana. ”
Esta Conferência, de acordo com o governo de Gana, faz parte de um projeto mais amplo que visa aprofundar a integração comercial da África através da implementação efetiva do AfCFTA. Apoiada financeiramente pela União Europeia, a ECA tem trabalhado com seus parceiros, incluindo a Comissão da União Africana (CUA), o International Trade Center (ITC), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e uma seleção de especialistas independentes em comércio para implementação de as estratégias do AfCFTA.
LEIA TAMBÉM: AfCFTA inicia fase operacional após encontro no Níger