O Fundo de Acesso à Energia da Nigéria (NEAF) recebeu uma importante contribuição para oferecer mais energia elétrica aos nigerianos: uma doação de US $ 500.000 do Banco Africano de Desenvolvimento. O apoio do banco ao NEAF está alinhado com o “Novo Acordo de Energia para África”, uma iniciativa do Banco em parcerias com governos e o empresas privadas para desenvolver uma plataforma de financiamento no setor de energia africano. A inciativa do BAD pretende garantir o acesso universal à energia na África até 2025.
“A Nigéria exige soluções personalizadas e inovadoras baseadas no mercado para fornecer à sua população fora da rede, estimada em 100 milhões, acesso a fontes sustentáveis de energia. A doação será fundamental na constituição da NEAF e, finalmente, na mobilização de investimentos do setor privado tão necessários para o setor ”, disse Wale Shonibare, vice-presidente interino de força, energia, mudanças climáticas e crescimento verde do BAD.
Uma vez em funionamento, espera-se que o NEAF complemente as demais iniciativas de energia sustentável do Banco atualmente em implementação na Nigéria. Em novembro de 2018, o Conselho de Administração do Banco aprovou um pacote de US $ 200 milhões para apoiar o Projeto de Eletrificação da Nigéria (NEP), projetado para ajudar a ampliar as soluções de mini-rede verde com subsídios, entre outras medidas. Em maio de 2018, a SEFA aprovou uma subvenção de US $ 1,5 milhão para apoiar a primeira fase do Programa de Aquisição Solar de Produtor Independente de 1 gigawatt (GW) de potência do governo nigeriano.