Combate à desnutrição é tema de exposição em Moçambique

“Geração de demanda para o programa de reabilitação nutricional” é o nome de uma exposição fotográfica que mostra o trabalho feito pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) no combate à desnutrição em Moçambique, mais precisamente nos distritos de Monapo e Ilha. 

As imagens apresentam beneficiários do Programa de Reabilitação Nutricional, iniciado há nove anos no norte do País, além de ativistas comunitários de saúde, jornalistas comunitários, profissionais de saúde e de nutrição.

Com a exposição, a agência pretende partilhar informação e a experiência sobre a implementação do programa e os resultados alcançados  desde 2017 nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.

Chico Carneiro

Trinta imagens capturadas pelo fotógrafo Chico Carneiro foram selecionadas pela curadoria da exposição. Para a representante do PMA em Moçambique, Karin Manente, a exposição mostra visualmente o impacto da iniciativa que em breve será implementada na província central de Sofala.

A exposição “Geração de demanda para o programa de reabilitação nutricional” fica em cartaz até o dia 7 de setembro no Centro Cultural Brasil-Moçambique em Maputo.

+ A desnutrição aguda afeta 6% das crianças menores de cinco anos em Moçambique. Outras 15% têm baixo peso e 43% enfrentam desnutrição crónica. Nas zonas rurais, 64% da população não tem acesso a água potável e  nove em cada 10 habitantes não dispõe de saneamento melhorado.

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Rio de Janeiro terá exposição de Arte Iorubá

A Casa de Herança Oduduwa recebe a partir do mês de Agosto uma exposição de peças milenares da cultura iorubá. A mostra de arte...