Combate à desnutrição é tema de exposição em Moçambique

“Geração de demanda para o programa de reabilitação nutricional” é o nome de uma exposição fotográfica que mostra o trabalho feito pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) no combate à desnutrição em Moçambique, mais precisamente nos distritos de Monapo e Ilha. 

As imagens apresentam beneficiários do Programa de Reabilitação Nutricional, iniciado há nove anos no norte do País, além de ativistas comunitários de saúde, jornalistas comunitários, profissionais de saúde e de nutrição.

Com a exposição, a agência pretende partilhar informação e a experiência sobre a implementação do programa e os resultados alcançados  desde 2017 nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.

Chico Carneiro

Trinta imagens capturadas pelo fotógrafo Chico Carneiro foram selecionadas pela curadoria da exposição. Para a representante do PMA em Moçambique, Karin Manente, a exposição mostra visualmente o impacto da iniciativa que em breve será implementada na província central de Sofala.

A exposição “Geração de demanda para o programa de reabilitação nutricional” fica em cartaz até o dia 7 de setembro no Centro Cultural Brasil-Moçambique em Maputo.

+ A desnutrição aguda afeta 6% das crianças menores de cinco anos em Moçambique. Outras 15% têm baixo peso e 43% enfrentam desnutrição crónica. Nas zonas rurais, 64% da população não tem acesso a água potável e  nove em cada 10 habitantes não dispõe de saneamento melhorado.