Brazil Africa Forum

Jorge Chediek, da UNOSSC, confirma participação no Fórum Brasil África 2019

O diretor do  Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), Jorge Chediek, confirmou sua participação no Fórum Brasil África 2019. Ele ocupa o cargo desde outubro de 2015, liderando a promoção e a coordenação do sistema das Nações Unidas de cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento. No evento ele irá falar durante a sessão “Alimentando o mundo: Um chamado para ação”, que pretende discutir como combater a insegurança alimentar e diminuir a pobreza. 

“Temos a grande oportunidade de fortalecer a Cooperação Sul-Sul para enfrentar os diferentes desafios enfrentados pelos países do Sul, promover o engajamento institucional e as colaborações. Precisamos de ação coletiva de todas as nações para enfrentar os desafios globais”, declarou Chediek. “Gostaria de parabenizar o IBRAF por se tornar uma ponte para discutir essas questões. Os desafios e oportunidades que podemos gerar em nível de nacionalidade podem ser usados para fortalecer a Cooperação Sul-Sul”. 

Jorge Chediek

Até 2050, será necessário um aumento de mais de 50% dos alimentos atualmente produzidos para alimentar uma população mundial estimada de quase 10 bilhões. Ao mesmo tempo, quase 80% dos pobres do mundo vivem em áreas rurais e trabalham principalmente na agricultura. O painel pretende discutir como tornar os alimentos mais acessíveis e melhorar as condições de trabalho em áreas rurais.

Chediek foi nomeado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas como seu enviado para a Cooperação Sul-Sul em 2016. Antes disso, ele atuou como Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil (2010-2015). Antes da sua carreira nas Nações Unidas, iniciada em 1990, Chediek trabalhou no Departamento de Análise Legislativa do Congresso Argentino e como consultor independente, auxiliando na concepção de sistemas de investimento financeiro na Argentina. 


Nascido em 1960, possui mestrado em Relações Internacionais pela Georgetown University, em Washington, e é bacharel em ciência política pela Universidade Católica de Buenos Aires, Argentina.

+ A sétima edição do  forúm Brasil África 2019 tem como tema “Segurança Alimentar: Caminhos para o Crescimento Econômico”, e acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo. 

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof