O diretor do Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC), Jorge Chediek, confirmou sua participação no Fórum Brasil África 2019. Ele ocupa o cargo desde outubro de 2015, liderando a promoção e a coordenação do sistema das Nações Unidas de cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento. No evento ele irá falar durante a sessão “Alimentando o mundo: Um chamado para ação”, que pretende discutir como combater a insegurança alimentar e diminuir a pobreza.
“Temos a grande oportunidade de fortalecer a Cooperação Sul-Sul para enfrentar os diferentes desafios enfrentados pelos países do Sul, promover o engajamento institucional e as colaborações. Precisamos de ação coletiva de todas as nações para enfrentar os desafios globais”, declarou Chediek. “Gostaria de parabenizar o IBRAF por se tornar uma ponte para discutir essas questões. Os desafios e oportunidades que podemos gerar em nível de nacionalidade podem ser usados para fortalecer a Cooperação Sul-Sul”.

Até 2050, será necessário um aumento de mais de 50% dos alimentos atualmente produzidos para alimentar uma população mundial estimada de quase 10 bilhões. Ao mesmo tempo, quase 80% dos pobres do mundo vivem em áreas rurais e trabalham principalmente na agricultura. O painel pretende discutir como tornar os alimentos mais acessíveis e melhorar as condições de trabalho em áreas rurais.
Chediek foi nomeado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas como seu enviado para a Cooperação Sul-Sul em 2016. Antes disso, ele atuou como Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil (2010-2015). Antes da sua carreira nas Nações Unidas, iniciada em 1990, Chediek trabalhou no Departamento de Análise Legislativa do Congresso Argentino e como consultor independente, auxiliando na concepção de sistemas de investimento financeiro na Argentina.
Nascido em 1960, possui mestrado em Relações Internacionais pela Georgetown University, em Washington, e é bacharel em ciência política pela Universidade Católica de Buenos Aires, Argentina.
+ A sétima edição do forúm Brasil África 2019 tem como tema “Segurança Alimentar: Caminhos para o Crescimento Econômico”, e acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo.