South African Airways dá adeus ao Brasil

Ovôo direto entre São Paulo e Joanesburgo será descontinuado pela South African Airlines (SAA). Em meio a uma reestruturação administrativa, a empresa anunciou que encerrará as atividades no Brasil a partir do dia 29 de fevereiro. 

Com a mudança, a Latam será a única empresa com voos diretos do Brasil para a capital sul-africana. A empresa avalia adicionar duas frequências semanais adicionais previstas para a rota, que vem sendo operada cinco vezes por semana atualmente. 

51 anos de tradição 

A SAA voa para o Brasil desde 1969, quando iniciou os voos para o Rio de Janeiro que seguia para Nova Iorque. Desde 1995 voa para Guarulhos, que se tornou a sua única rota depois do encerramento dos voos para o Rio no fim da década passada. 

Com a saída da SAA, as únicas companhias aéreas africanas que irão operar no Brasil serão a TAAG Angola, Ethiopian Airlines, Cabo Verde Airlines e Royal Air Maroc.

Mais mudanças

Além de São Paulo, outras sete rotas internacionais serão interrompidas: Abidjan via Accra, Entebbe, Guangzhou, Hong Kong, Luanda, Munique e Ndola. Voos para Londres, Perth, Nova York, Frankfurt e Washington serão mantidos. 

Na rede de rotas domésticas, a SAA continuará a servir a Cidade do Cabo, mas com uma base reduzida. Todos os outros destinos domésticos, incluindo Durban, East London e Port Elizabeth, também deixarão de ser operados pela empresa em 29 de fevereiro de 2020. As rotas domésticas operadas pela Mango – que é subsidiária da SAA – não serão afetadas pelas mudanças.

Reestruturação

Considerada uma das mais importantes companhias aéreas do continente africano, a South African Airways tem passado por uma crise financeira e administrativa sem precedentes e, por isso, tem realizado uma grande restruturação interna para reduzir custos operacionais.

Em nota, a SAA declarou que as iniciativas que estão sendo tomadas agora fortalecerão os negócios da empresa. “Estamos focados em nosso mandato de restaurar a saúde comercial da SAA e criar uma companhia aérea da qual os sul-africanos se orgulhem ”, disse o documento.

+ A empresa garante que vai reacomodar os passageiros em outros vôos ou providenciar o reembolso dos passageiros que já haviam adquirido bilhetes para a rota cancelada. Mais informações no número (11) 3065-5115 ou pelo e-mail saabrazil@flysaa.com

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Rio de Janeiro terá exposição de Arte Iorubá

A Casa de Herança Oduduwa recebe a partir do mês de Agosto uma exposição de peças milenares da cultura iorubá. A mostra de arte...