Brazil Africa Forum

Zâmbia discute Implementação da AfCFTA

O plano de implementação do Acordo de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA) foi discutido por diversas entidades da Zâmbia. A reunião que ocorreu esta semana serviu para a validação do acordo e também para revisar o projeto do País.  

Participaram da reunião representantes do setor privado, da sociedade civil, da academia, da associações de mulheres em instituições empresariais e governamentais, além de organizações empresariais.

O encontro também buscou garantir que os termos do acordo forneçam uma base sólida para a liderança necessária de sua implementação na Zâmbia.

O Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Zâmbia (ZACCI), Chabuka Kabwesha aconselhou o governo a acelerar a implementação do AfCFTA para que a Zâmbia possa começar a se beneficiar do mercado continental. Kabwesha observou que o setor de serviços e as conexões setoriais por meio das cadeias de valor nacionais e regionais crescerão igualmente em escala e demanda, principalmente as pequenas e médias empresas. 

“Com a estratégia nacional de implementação da Zâmbia em vigor e os compromissos com várias partes interessadas em andamento, esperamos que a Zâmbia alcance um consenso nacional e que o AfCFTA seja ratificado”, defende o diretor regional da ECA para a África Austral, Said Adejumobi. Ele alertou que a Estratégia Nacional do AfCFTA não deve ser transformada em ‘outro documento’, mas deve ser uma bússola orientadora que garantirá que a Zâmbia se torne um participante significativo na economia regional e no mercado da África em evolução.

Estavam presentes o Ministério do Comércio, Comércio e Indústria da Zambia em colaboração com a Comissão da União Africana (AUC), a Comissão Econômica do Escritório da África para a África Austral (ECA-SA) e o Centro Africano de Políticas Comerciais ( A ATPC).

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof