Brazil Africa Forum

Desenvolvimento rural: FIDA promove intercâmbio de projetos do Mercosul

O acesso a água e a mercados, assim como os resultados dos projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil e na América Latina, foram tema do primeiro dia do Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado, evento que terminou nesta quinta-feira (19) , em Juazeiro, no Semiário da Bahia, e reuniu 80 pessoas de 7 países latino-americanos.

Na Bahia, o FIDA financia o Pró-Semiárido, parte de um conjunto de compromissos do estado para avançar na erradicação da pobreza, levando serviços e investimentos diretamente para a população. 

(André Frutuôso/CAR/SDR)

“A gente está finalizando o projeto e tem muito aprendizado, muita coisa para ser debatida para que o próximo acumule todos estes ganhos”, enfatizou Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública do governo estadual.

“Estamos trabalhando juntos para baixar o nível de pobreza. Temos aqui o mesmo objetivo. (…) Temos a necessidade de intercambiarmos temas técnicos como faremos aqui, porque temos muitos avanços e desafios pela frente”, frisou o diretor de país do FIDA para o Brasil, Claus Reiner.

“Estamos trabalhando juntos para baixar o nível de pobreza”

Claus Reiner (André Frutuôso/CAR/SDR)

O evento contou com painéis e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar. Os participantes brasileiros souberam mais sobre os projetos apoiados pelo FIDA em outros países e vice-versa. Entre as iniciativas financiadas pelo FIDA no Brasil estão os projetos Pró-Semiárido (BA), Procase (PB), Viva o Semiárido (PI), Dom Távora (SE) e Paulo Freire (CE).

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof