O crescimento desregulado de inúmeras indústrias causou danos irreversíveis ao meio ambiente, como aquecimento global, poluição e desmatamento. Assim, discutir o desenvolvimento sustentável deveria ser um dos principais objetivos dos líderes do século XXI. É com esse objetivo que a World Green Economy Organization (WGEO) realiza, em cinco regiões do planeta, a Regional Ministerial Meeting Conference on Green Economy. A cidade de Fortaleza sediará o encontro das Américas, entre os dias 24 e 26 de junho.
A conferência ministerial é uma extensão do World Green Economy Summit, que neste ano chega a sua 6ª edição e acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos entre os dias 20 e 21 de outubro. Além da World Green Economy Organization, as conferências regionais tem apoio do Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC). Já a conferência das Américas é uma correalização do Instituto Brasil África (Ibraf) e conta com o apoio do Governo Estadual do Ceará.
Edem Bakhshish no World Green Economy Summit (Foto: WGES)
Para Edem Bakhshish, Chefe da divisão de Estados Árabes, Europa Ocidental & CEI da UNOSSC, estas conferências não serão focadas nos problemas, mas sim nas soluções. Assim, ele espera que se discutam os termos relacionados a green economy focados nas necessidades específicas de cada uma das regiões.
“Esperamos receber ministros do meio ambiente, de economia e demais autoridades para potencializar as discussões. As discussões serão em três áreas específicas: inovações para a economia verde, desenvolvimento de ações e, o mais importante, criação de um ambiente legal para a transição para a economia verde”, explica.
Leia também: Bienal do livro do Ceará receberá três autores africanos
Em paralelo ao evento, também haverá a realização de treinamento executivo de Green Economy. A conferência ministerial da África acontece em Cairo, no Egito, entre os dias 17 e 19 de junho. Os encontros também serão realizados na Europa, Oriente Médio e Ásia/Pacífico. A conferência das Américas já tem confirmadas as presenças de representantes do Brasil, Argentina, Barbados, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guiana, México e Panamá.
O que é green economy
Green economy, ou economia verde em português, é um conjunto de técnicas que busca aliar desenvolvimento e sustentabilidade, ou seja, manter ritmos de crescimento, mas sem deixar de priorizar o bem estar social e diminuir os riscos ambientais.
A World Green Economy Organization
A organização é uma iniciativa dos Emirados Árabes Unidos, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e tem objetivo de “servir como uma plataforma internacional dedicada a facilitar as parcerias dos setores público e privado, promovendo a cooperação internacional e o compartilhamento de conhecimento para uma maior adoção da economia verde”.
Serviço
2019 Americas Regional Ministerial Meeting Conference on Green Economy
Local: Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza-CE, Brasil
Data: 24 a 26 de junho
Fotos: WGES