O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.
Cenário promissor
Com aprovação da Área de Livre Comércio Continental Africana, a região apresenta grande potencial econômico, gerando um PIB combinado superior a US$ 3 trilhões e beneficiando mais de 1 bilhão de pessoas. Dados do Fórum Econômico Mundial também mostram que quase metade dos 40 países em desenvolvimento com as melhores taxas de crescimento estão na África. Desta forma, o continente se torna um ambiente de negócios extremamente atrativo em nível global.
Ivan Oliveira, Foto: IPEA
A sessão será moderada por Ivan Oliveira. Ele é diretor de Estudos Internacionais do IPEA. Participarão do diálogo o Diretor do Departamento de África do Itamaraty, Rodrigo d´Araujo Gabsch, o Diretor-Adjunto da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador Demétrio Bueno Carvalho; o Superintendente da Área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior do BNDES, Henrique de Azevedo Avila e a tenente-coronel da Escola Superior de Guerra (ESG/MD), Fernanda Peixoto.
Estudo em andamento
Atualmente o Instituto Brasil África (IBRAF) desenvolve – em parceria com o IPEA e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) – um estudo para mapear o potencial de mercado de consumo de bens e serviços entre o Nordeste brasileiro e a África lusófona para fortalecer a balança do comércio exterior.
LEIA MAIS: Estudo aponta potenciais econômicos entre o Nordeste brasileiro e a África lusófona
O Fórum Brasil África 2019 acontece dia 12 de novembro em São Paulo. Mais informações no site: https://forumbrazilafrica.com/