Brazil Africa Forum

Moçambique adere ao Banco Africano de Importações e Exportações

O Governo moçambicano anunciou a autorização ao ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, a assinar a adesão do país ao Banco Africano de Importação e Exportação (Afrexim).

O ministro recebeu do executivo o aval para a formalização da entrada de Moçambique naquele banco pan-africano, de acordo com o comunicado distribuído no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, na terça 20 de agosto.

Afrexim foi criado em 1993 pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e conta com um capital social superior a 11 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros).

Em julho, o presidente do Afrexim, Benedict Oramah, informou os chefes de Estado e de Governo da União Africana que o banco vai criar um fundo de mil milhões de dólares (901,6 milhões de euros) para apoiar a implementação do acordo para a criação da zona de livre-comércio na África.

Leia Também: AfCFTA inicia fase operacional após encontro no Níger

Este fundo irá ajudar os países a acelerarem a ratificação do AfCFTA”, disse Benedict Oramah, em comunicado, acrescentando que ao dar início à fase operacional do acordo “foi iniciado um movimento imparável”.

Adriano Maleiane, ministro de Economia e Finanças de Moçambique

O fundo de mil milhões de dólares pretende apoiar os países a  se ajustarem as perdas repentinas e significativas de receitas resultantes das taxas aduaneiras, cuja redução, e possível eliminação, está previsto no acordo.

Leia Também: AfCFTA é tema de conferência promovida pelo governo de Gana

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof

Museu egípicio é inaugurado no Rio Grande do Sul

O museu egípcio com o maior acervo da América Latina é inaugurado, essa semana, no Rio Grande do Sul. Localizado na cidade de Canela, o museu sediará uma exposição permanente de peças egípcias. Além disso conta com uma loja de produtos que remetem à cultura e a história do antigo Egito com peças produzidas por artistas do país.

Fortaleza recebe primeiro data center da Angola Cables no Brasil

Após instalar dois cabos de fibra ótica em Fortaleza (o Monet, que vai até os Estados Unidos; e o SACS, que se conecta com...