Nova parceria garante combate à múltipla carga da má nutrição

O WFP Brasil – Centro de Excelência contra a Fome, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério da Saúde, iniciaram oficialmente nestea sexta-feira (7) uma nova etapa do Projeto de Cooperação Sul-Sul para o Enfrentamento da Múltipla Carga de Má Nutrição em Escolares. O projeto prevê a colaboração das três instituições – e outras que serão definidas a posteriori – na produção de evidências e troca de experiências exitosas entre o Brasil e outros países que também enfrentam o problema.

O público-alvo do projeto é formado por crianças de 5 a 10 anos de idade. Entre os produtos previstos estão o desenvolvimento de materiais educativos para o público infantil e materiais de apoio e capacitação para gestores. Outras ações incluem técnicas avançadas para evidenciar a múltipla carga da má nutrição e obesidade nos países envolvidos, o fortalecimento de redes de conhecimento e a participação em seminários nacionais e internacionais sobre o tema.

A múltipla carga de má nutrição é a combinação de desnutrição e obesidade na mesma comunidade. Cerca de 49,5 milhões de crianças menores de cinco anos têm baixo peso devido à sua altura. Enquanto isso, aproximadamente 40 milhões de crianças na mesma faixa etária estão acima do peso. Esses problemas, além de influenciarem negativamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas, também estão ligados a uma série de doenças, que têm consequências sociais e econômicas para as famílias e comunidades em que essas crianças vivem.

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Rio de Janeiro terá exposição de Arte Iorubá

A Casa de Herança Oduduwa recebe a partir do mês de Agosto uma exposição de peças milenares da cultura iorubá. A mostra de arte...