Nova parceria garante combate à múltipla carga da má nutrição

O WFP Brasil – Centro de Excelência contra a Fome, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério da Saúde, iniciaram oficialmente nestea sexta-feira (7) uma nova etapa do Projeto de Cooperação Sul-Sul para o Enfrentamento da Múltipla Carga de Má Nutrição em Escolares. O projeto prevê a colaboração das três instituições – e outras que serão definidas a posteriori – na produção de evidências e troca de experiências exitosas entre o Brasil e outros países que também enfrentam o problema.

O público-alvo do projeto é formado por crianças de 5 a 10 anos de idade. Entre os produtos previstos estão o desenvolvimento de materiais educativos para o público infantil e materiais de apoio e capacitação para gestores. Outras ações incluem técnicas avançadas para evidenciar a múltipla carga da má nutrição e obesidade nos países envolvidos, o fortalecimento de redes de conhecimento e a participação em seminários nacionais e internacionais sobre o tema.

A múltipla carga de má nutrição é a combinação de desnutrição e obesidade na mesma comunidade. Cerca de 49,5 milhões de crianças menores de cinco anos têm baixo peso devido à sua altura. Enquanto isso, aproximadamente 40 milhões de crianças na mesma faixa etária estão acima do peso. Esses problemas, além de influenciarem negativamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas, também estão ligados a uma série de doenças, que têm consequências sociais e econômicas para as famílias e comunidades em que essas crianças vivem.