Brazil Africa Forum

Orlando Julius & The Heliocentrics se apresentam em festival de jazz no Brasil

O músico nigeriano Orlando Julius, considerado o criador das bases do afropop, com mix de jazz e ritmos africanos, se apresentará com o coletivo The Heliocentrics no festival Sesc Jazz em São Paulo

Cantor e saxofonista, Orlando Julius Ekemode iniciou sua relação com a música tocando bateria e estudando flauta na escola. Aos 14 anos, saiu de casa para tentar a vida numa cidade maior da Nigéria, Ibadan. Em lojas de discos importados, ouvia clássicos como Charlie Parker e John Coltrane, que influenciaram sua formação como saxofonista.

Ao misturar o jazz norte-americano com ritmos tradicionais africanos, ele deu forma a um novo estilo que mais tarde seria reconhecido como a base do afropop e se tornou referência no seu país e no mundo. Seu primeiro álbum de estúdio, o clássico “Super Afro Soul”, foi lançado em 1966, e faixas como “Ijo Soul” e “Alo Mi Alo” seguem até hoje no repertório de seus shows.

Parceria com The Heliocentrics

Em 2014, Julius lançou “Jaiyede Afro”, álbum em parceria com o coletivo musical inglês The Heliocentrics, que faz uma releitura de composições antigas com toques progressivos e psicodélicos. O coletivo, que se apresenta com Julius no Sesc Jazz, se define como “psychedelicallybrokenjazzsoulfunk”, algo como um misto de jazz, soul e funk psicodelicamente quebrados. Além disso, Julius já tocou com músicos renomados como o etíope Mulatu Astatke e o norte-americano DJ Shadow.

O grupo é composto por Orlando Julius Ekemode (vocal, saxofone, teclado), Latoya Ekemode (percussão), Jake Benjamin Ferguson (baixo), Ekow Alabi Savage (bateria), Jack Yglesias (congas), Adrian Maurice Owusu (guitarra), Julien Guillauem André Matrot (trompete), Jason Christopher Yarde (saxofone barítono).

O Festival Sesc Jazz acontece de 18 a 20 de outubro.

Ingressos e informações: https://sescjazz.sescsp.org.br/

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof