Brazil Africa Forum

Quênia: Rota do Cabo ao Cairo será expandida com apoio do Banco Africano de Desenvolvimento

O Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB) aprovou empréstimos de cerca de € 209 milhões para financiar a expansão de uma rodovia que liga os principais centros econômicos do  Quênia. A estrada faz parte da Rodovia Trans-África, comumente conhecida como a rota do Cabo ao Cairo. A obra deve ser concluída até 2025.

De acordo com um relatório do projeto, cerca de 1,15 milhão de pessoas serão beneficiadas com a estrada melhorada. 44% dos beneficiários provavelmente são mulheres. Os beneficiários incluem produtores, fabricantes e comerciantes, que economizarão tempo e dinheiro, graças à melhoria do acesso no corredor principal ao norte.

A nova estrada deve aumentar o fluxo de tráfego entre o porto cidade de Mombaça e os grandes centros como Nairobi. Também deve facilitar o transporte entre Nairobi e a região do Monte Quênia, até a Etiópia.

A atual estrada Kenol – Sagana – Marua está situada ao longo da “Great North Road”, que faz parte dos 800 km entre Nairobi e Moyale e atravessa os cinco municípios de Muranga, Kirinyaga, Machakos, Embu e Nyeri.

A construção deve levar em consideração as mudanças climáticas, e suas consequências como o escoamento, as inundações e a erosão. Para combater esses fenômenos, árvores serão plantadas na área circundante. O custo total do projeto é de 257,68 milhões de euros, dos quais 178,02 milhões (69%) serão financiados pelo Grupo Banco, enquanto 12% virão do Fundo Africa Growing Together, criado pelo AfDB em parceria com o Banco Popular da China em 2014. Os 19% restantes serão financiados pelo governo queniano.

A aprovação foi concedida em 26 de setembro durante uma reunião na sede do Banco em Abidjan.

O projeto faz parte de esforços do governo para melhorar a infraestrutura do país, incluindo a construção de 1.304 km de novas estradas nos últimos anos. O atual portfólio do AfDB no Quênia consiste em 38 operações, totalizando cerca de US $ 3,3 bilhões.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof